Sindicato dos Empregados do Comércio de Caldas Novas

Diplomata, escritor e tradutor William Agel recebe homenagem em Barcelona

cropped-logo-seccan.png

Diplomata, escritor e tradutor William Agel recebe homenagem em Barcelona

Considerado o maior dicionarista do Brasil, Agel nasceu em 1937, em Catalão, e formou-se na Capital goiana nas áreas de ficção, tradução, lexicografia e ensaio

Ao Jornal Opção, Patrick Agel, filho do diplomata, escritor e tradutor William Agel, conta que está indo à Barcelona, na Espanha, para receber uma homenagem em nome do pai. “Não vamos deixar a obra dele se silenciar, vamos continuar divulgando a obra pelo Brasil e pelo mundo. Não vamos deixar a grandeza dessa obra ficar escondida”, relata Patrick Agel.

Considerado o maior dicionarista do Brasil, Agel nasceu em 1937, em Catalão, e formou-se na Capital goiana nas áreas de ficção, tradução, lexicografia e ensaio. Nesta semana, ele recebe em morte uma homenagem que receberia pela tradução da obra do poeta e dramaturgo Federico García Lorca. Anteriormente ao Jornal Opção, Agel havia dito que Lorca era seu poeta preferido.

“Eu consumi tudo que tinha a ver com Lorca. Visitei todos os lugares – todos, sem exceção – descritos na obra dele. Eu ter vivido como ele mudou tudo; passei a conhecer a intimidade do poeta. O fato de eu ter morado na Espanha me ajudou a conhecer o poeta e seus poemas; entender que ele escrevia em espanhol, mas com acento andaluz”, disse o diplomata.

William Agel de Melo morreu no dia 24 de maio, aos 86 anos. Seu trabalho é amplamente reconhecido por autores de antologias, enciclopédias e dicionários biográficos, além de ser citado em diversos livros, revistas e jornais tanto no Brasil quanto no exterior. Em sua carreira de diplomata trabalhou em diversos países da Europa, América Latina, Ásia e da África, contribuindo para o desenvolvimento da cultura nesses países. Era membro da Academia Catalana de Letras e União Brasileira de Escritores de Goiás.

Ele foi secretário de João Guimarães Rosa durante o período em que este foi embaixador, e Rosa escreveu o livro Cartas a William Agel de Mello, que reúne as correspondências enviadas a William enquanto ele supervisionava a tradução e publicação das obras de Rosa para o espanhol e atuava como representante do autor junto à editora Seix Barral.

García Lorca

Federico García Lorca nasceu em 1898, em Granada. Foi um dramaturgo e poeta que conseguiu êxito crítico e popular ainda em vida. Fez sucesso inclusive na Argentina, onde suas peças eram apresentadas para multidões entusiasmadas. Nas ruas de Buenos Aires, foi seguido e aplaudido, sendo talvez a primeira grande celebridade transnacional da Espanha. Estudou na Columbia University, em Nova York, e retornou à Espanha, onde retratou as diversas províncias do país. Segundo o crítico literário Harold Bloom, sua arte tem facetas de surrealismo hiperbólico, de elegia lírica e de cancioneiro cigano. Sendo homossexual, intelectual e republicano, García Lorca foi fuzilado por fascistas ligados a Francisco Franco, em 18 de agosto de 1936, durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).

Fonte: Jornal Opção

O post Diplomata, escritor e tradutor William Agel recebe homenagem em Barcelona apareceu primeiro em FETRACOM.

Em que podemos te ajudar?